25 de Abril

Raquel Varela

Os meus leitores são livres de hoje e no futuro escrever o que quiserem sobre os meus livros. Eu também. O livro mais importante que escrevi na vida é este, mais importante que qualquer outro que fiz com paixão e dedicação. Mas este é especial. Porque a quase uma década de arquivos que me permitiram reconstituir a história da revolução mudaram o meu olhar sobre o futuro – para melhor. Aprendi que há futuro, que «todo cambia», mesmo quando parece parado. Aprendi que de facto o papel dos intelectuais não é tornar o desespero convincente mas a esperança possível, e ela foi possível na última revolução europeia do século XX e uma das mais importantes de toda a história. Talvez, pela composição social, urbana, operária, de serviços, qualificados, e mulheres, a primeira do século XXI. Feliz 25 de Abril!
 
«Os leitores encontram nesta História do Povo na Revolução Portuguesa…

Ver o post original 216 mais palavras