Jogos Dramáticos em Sociodrama

Jogos Dramáticos

A partir de módulo de Miguel Vasconcelos e Maria João Brito  em lisboa, 8 de março 2014

Jogos de Apresentação:

  • Escolher uma fruta para cada um se apresentar.
  • Escolher um animal.
  • Jogo da corda: cada um faz um desenho com uma corda no chão para se apresentar.
  • Desenho no papel de cenário~

Jogos de Reconhecimento

  • Fazer um auto reconhecimento do corpo.
  • Deitar no chão num colchão.
  • Jogo da semente
  • Cada um é uma semente, uma semente que nasce na terra para se transformar uma estátua.
  • Deste jogo pode-se construir uma representação coletiva

Teoria do Jogo no Psicodrama

A teoria do jogo explora o ritmo de reconhecimento. Um sujeito em situação de lazer, de relaxamento é mais acessível ao si mesmo. Propor um sujeito relaxado é catalisar a exploração das emoções. Cada sujeito, em tensão estimula a conserva cultura e as atitudes de defesa, ao passo que em relaxamento favorece a expansão do eu. A teoria do jogo p+remite explorar as diferentes tensões presentes nos indivíduos. O jogo é um instrumento útil para aumentar e baixar a tensão. Favorecer a emergência dos papéis.

Os processos de aprendizagens nos mamíferos superiores são feitos através dos jogos. Quanto mais lento é o crescimento do mamífero, mais longa é a aprendizagem e mais tempo é usado o jogo. O campo relaxado favorece a exploração, o campo tenso favorece a adequação do papel.

Características do Jogo no Psicodrama

  1. O jogo dramático é de adesão voluntária. Tem que haver um acordo prévio para que cada um participe e existe a liberdade de a todo o momento sair.
  1. O jogo tem regras: a regra depende do diretor. Tem que ser seguida. Pode ser transformada. Mas quando a regra é quebrada acaba o jogo. O grupo autorregula-se no processo do jogo;
  1. O jogo tem um espaço de dramatização: há um contexto e um palco onde a ação se concretiza. A existência dum estrado (palco) ajuda a mudar de contexto. Entrar e sair de palco. O estrado ideal deverá ter 3 por 2, segundo Pio de Abreu. O contexto é fundamental para situar a ação;
  1. O jogo tem um tempo dramático. O diretor usa o tempo dramático (aumenta ou encurta) conforme as necessidades narrativas e de reconhecimento. O diretor pode aumentar a tensão ou acalmar as tensões conforme a narrativa. Por a´gua na fervura ou atiçar o lume. Por exemplo, para a integração dum novo membro é útil criar o jogo do círculo. Cada um fala do que sabe sobre o outro;
  1. O jogo dramático é um contexto imaginado. Trata-se de criar um espaço lúdico com o objetivo de :
  1. medir a tele
  1. crirar esponteiniedade
  1. aumentar a capacidade de inovação
  1. o jogo dramático é adequado à formação da matriz de identidade. A passagem pelo grupo de dramatização é um processo de crescimento. O jogo ajuda a adequar os comportamentos ao mundo;
  1. num primeiro momento explora as sensações;
  1. num segundo momento, explora a comunicação, estimulando os jogos de interação.
  1. Num terceiro momento permite explorar os vários papeis. O treino de papel é uma das funções do psicodrama. Fazer uma personagem e treina-la através dos grupos. O processo grupal é um processo de crescimento que tem em média dois anos.

Como escolher os tema para fazer jogos:

Há uma multiplicidade de soluções: Usar o cinema, recortes de jornal, ler três ou quatro notícias para medir o emergente grupal. O grupo escolhe o que quer através da sociometria. A utilização de histórias de vida pode ser um emergente para o grupo. Ver a adequabilidade das histórias de vida às narrativas biográficas.

Sugestões para uso de temas. Na primeira sessão sugere-se fazer o atmo social. Criar as personagens de cada um ajuda a conhecer e contextualizar o outro. Podem ser usados vários recursos, como per exemplo fazer a estátua do outro.

O jogo, enquanto treino de papel, é um processo de crescimento humano. Trabalhar com jogos implica trabalhar o lúdico. Trabalhar o lúdico é trabalhar o desenvolvimento dos papéis. Pode-se trabalhar a inversão de papeis, a complementaridade. A dramatização ajuda a desenvolver os papeis por colocar em contexto o “como se”. Para isso é necee´srio que a pessoa sinta que está num determinado contexto. Que possa entrar e sair livremente. Possa experimentar.

Para Soeiro a ordem do Psicodrama é.

  • Protagonista,
  • Grupo
  • Cenário
  • Ego-auxiliar
  • Diretor

Jogos de comunicação e interação

Usam-se para estimular a interação entre os membros do grupo.

Usar os ritmos da música para fazer o grupo repetir. Passar o movimento para outro. (ver o work shop da Claire)

Jogo do pauzinho.

Com um pauzinho seguir o movimento do outro. Repetir o jogo com, um protagonista com os olhos vendados. Ajuda a encontrar os equilíbrios.

Jogos de confiança:

Salto para a frente e para trás, estar pendurado

Formar uma linha com os olhos vendados.

Jogo da cadeira. (pensar fora da caixa, onde o objetivo é, sem colocar os pés no chão, criar uma linha com as cadeiras dispersa na sala.

Jogos de Coesão

Jogos de entrar e sair da roda, Entrar e sair do círculo.

Nos jogos é fundamental fazer um bom aquecimento. O aquecimento é o que faz o papel emergir. Um bom aquecimento revela a emoção. O psicodrama trabalha sobre a emoção.

Jogos de cartas Dixtie

É um jogo que é usado para criar um emergente grupal. O grupo cria um símbolo que adota. Por exemplo, a vida, o voo do pássaro. È um jogo que é indicado para trabalhar no aquecimento, para trabalhar com adolescentes (porque o adolescente cria mais facilmente vínculos com objetos simbólicos, do que com objetos verbais)

Jogos de Personagem 

São jogos da 3º fase, para trabalhar as relações do grupo. Passada a fase o aquecimento, e dos jogos de comunicação, é necessário criar jogos para criar e experimentar personagens. Os grupos, consoante a sua dimensão tendam a auto-organizar-se assumindo cada membro diferentes funções. Ainda que possam existir tensões entre os papeis, o grupo tende a encontrar uma estabilidade desde que tenha bem estabelecido os pontos de fuga (regras). Os jogos segum o processo da matriz de identidade  (eu, eu com os outros, eu e o grupo).~

Jogo do Pau – A monge budista

Com um pau, o monge budista pede ao aprendiz que responda a uma questão. Se acertar, se errar ou não responder, leva com o sabre. A solução é saída da situação, através da fuga ou de agarrar o pau. A resposta para o paradoxo está na criatividade.

Jogo da Cadeira.

Jogo do rato e do gato- Um gato, com os olhos vendados, tenta encontrar o rato pelo som.

A agressividade simbólica pode ser usada atrvés do copo de água. A violência em psicodrama é sempre simbólica.

É importante definir as regras do jogo. O humano continua a jogar até à idade adulta. É através do jogo que se consegue adaptar à mudança das regras.

Materiais para usar na procura dsa mudanças. Escrever uma carta. Método de Jakov1

Jogos Dramáticos

Regina Fourneaut Monteiro (1994). São Paulo, Editóra Ágora

 

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