Direção Partilhada com GM

11 de fevereio 2017

Segunda sessão. As questões da metamorfose e dos cinzentos. M coloca em discussão o momento da transformação. Interrogas, de como é que no momento de dramatização, emerge uma criação, ou um momento de deslumbramento, ou não.

O que se fazer quando se está com duvidas sobre o que deve acontecer e as coisas não acontecem.

O diretor deverá desenvolver um procedimento de escuta ativa.

O que é a escuta activa? (escutar a palavra do outro de forma a receber e interpretar a mensagem enviada. com tal é uma técnica de comunicação, que tem como objetivo compreender totalmente o conteúdo da mensagem. É uma forma de consciência do outro.

Para que aconteça uma escuta ativa é necessário desenvolver a  atenção e estar disponível para o que se está a dizer. É necessário igualmente dar atenção aos gestos e emoções demonstrados durante o processo de comunicação.

Uma escuta ativa não é apenas ouvir. Envolve o ato consciente da escuta.

 «Falar é uma necessidade, escutar é uma arte». Goethe

Como refletir sobra a capacidade (habilidade) de escutar e o que fazer para melhorar essa capacidade. Uma escuta eficaz envolve uma boa comunicação. Envolve o entendimento do que são as palavras e dos seus contextos e emoções. O que está por detrás das palavras é, na maioria dos casos mais importante do que as palavras.

Nos processos de dramatização emergem, por vezes bloqueios ou impasses. Muitas fezes isso sucede por afastamento ou desatenção do diretor. Ele é responsável por abarcar o que se passa. Pensar, em simultaneamente no que se está a desenvolver e nos diferentes cenários possíveis.  Um direto que não adere à cena está a desempenhar mal o papel.

Um diretor deve ter a liberdade de dirigir. Deve deixar o protagonista desenvolver o seu papel com liberdade. E contudo responsavem pelas entradas e saídas dos papeis.

O momento da partilha (love sharing) no final não é apenas uma reflexão. A reflexão apela ao cognitivo. A partilha envolver a emergência da vivência da emoção do momento. O que interessa é o que sente no momento.

14 janeiro 2017
A

Formação do grupo no consultório de GM. Após alguns tempos reunem-se dois grupos. O da formação de 2014 e a de 2015. este grupo de 2014 já havia funcionado no consultório de P. mas ao longo de dois anos não consegui ir. Retomei assim as sessões de sociodrama.

Para além da organização do grupo, desenvolveram-se diversos jogos sociodramáticos para recriar  dinâmicas de grupo. Havia algumas questões éticas a resolver, nomeadamente a compatibilidade entre participação de grupos de direção de diretores e participantes. As normas, aconselham á não existência de condicionamentos ou quaisqueres constragimentos nos papeis. As regras existem serem cumpridas, para dar segurança a todos.

P desenvolveu a direção. O menejo das tecnicas.